Menutopo

27 junho 2019

Consumo de agrotóxicos no Brasil

agrotóxicos no Brasil

Os agrotóxicos causam o desequilíbrio ambiental e ainda, o desenvolvimento de diversas doenças.

Os agrotóxicos polui diretamente o solo, as águas e ainda, pode causar estragos irreversíveis para o meio ambiente. Isso implica no desequilíbrio dos ecossistemas, seja da fauna ou da flora.

No Brasil, o uso dos agrotóxicos tem sido uma dura realidade. Cada vez mais os alimentos estão infectados por essas substâncias nocivas.

Dos produtos cultivados e que apresentam alta concentração de agrotóxicos, destacam-se legumes, verduras e frutas como: pimentão, uva, pepino, morango, alface, cenoura, etc.

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que o Brasil é o maior consumidor desses produtos no mundo, desde 2008.

Embora seja um negócio gigantesco e lucrativo, atualmente existem outras possibilidades, como adubos e agrotóxicos de origem orgânica. Isso explica o crescimento do mercado de “produtos orgânicos”, pois eles não utilizam agrotóxicos, mas sim, inseticidas de origem orgânica.

A lei responsável pelo uso dos agrotóxicos no Brasil é a Lei Federal nº 7.802 que foi proposta em 1989. Segundo ela:

“Agrotóxicos são os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento dos produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa dos seres vivos considerados nocivos.”

Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

 
Duna Orgânica © | Desenvolvido por Onze Web.