Menutopo

01 outubro 2020

Entenda os impactos das queimada na Amazônia

Em um primeiro momento as queimadas na Amazônia afetam o equilíbrio dos ecossistemas, a saúde humana e o planeta como um todo. 


Nos últimos anos, o crescimento das queimadas na Amazônia despertou grande atenção para o problema. Essa prática afeta o equilíbrio dos ecossistemas presentes na região, a saúde humana e, consequentemente, o planeta. Além de fornecer diversos serviços ecossistêmicos, a Amazônia abriga a maior reserva de biodiversidade do planeta. 

Vale ressaltar, ainda, que a região é lar de grande parte dos povos indígenas brasileiros. Por isso, assegurar a sua conservação garante a sustentabilidade natural e a sobrevivência da cultura desses povos. 

Impactos ambientais dos incêndios na Amazônia: 

Existem diversos impactos dos incêndios na Amazônia, contudo, três são mais facilmente evidentes ao meio ambiente e aos seres que nele habitam: 

- Perda da biodiversidade 
- Perda de qualidade do solo 
- Problemas de saúde 

Como os incêndios estão afetando os animais neste momento? 

Normalmente, os animais têm pouquíssimas opções. Eles podem tentar se esconder se enterrando ou entrando na água. Nesta situação, muitos animais morrerão, seja pelas chamas, pelo calor do fogo ou por inalação de fumaça. 

Incêndios na Amazônia geralmente são iniciados com o propósito de limpar a terra. Depois que os madeireiros extraem a madeira, especuladores queimam a vegetação restante para “limpá-la” na esperança de vender essa terra para fazendeiros. A Amazônia passa por uma estação seca há meses, um período no qual os incêndios podem se espalhar mais facilmente e sair do controle. 

Tendo em vista todos estes danos ambientais causados pelo aumento do número de queimada na Amazônia, é necessário refletir sobre o que pode ser feito para frear este crescimento. O combate ao desmatamento e às queimadas são medidas urgentes e que demandam a conscientização das empresas. As organizações devem adotar ações, processos e ferramentas que conciliem desenvolvimento econômico e preservação ambiental. 


Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

 
Duna Orgânica © | Desenvolvido por Onze Web.